Estação charmosa pede riqueza de estilo

A estação mais charmosa do ano pede ambientes igualmente ricos em estilos – e indispensavelmente quentes e aconchegantes. Foi seguindo esse clima que a arquiteta Cristina Mioranza, do C2 Arquitetos, se inspirou para projetar o dormitório de um jovem casal na Serra Gaúcha. Para valorizar ainda mais o ambiente, a profissional utilizou os manilhões da coleção IC Arco, da Obispa Design, nas portas do closet. Assinados pelo designer Guto Indio da Costa, os puxadores têm design elegante, além de acabamento minucioso, desenho limpo e curvas simples, cuja proposta é fugir das formas e proporções convencionais. Prática e sofisticada, a coleção IC Arco, que é fabricada em zamac, diferencia-se por possibilitar o trancamento da porta através da integração opcional de uma fechadura, embutida no corpo do puxador.





Read more

Produto para consertar quase tudo


Já pensou no quanto uma pequena porção de massa, feita com borracha de silicone, pode fazer por você? Sugru é o nome do produto, uma massinha colorida feita para moldar, colar e consertar coisas em sua casa – qualquer coisa na sua casa, segundo os fabricantes. Essa massinha milagrosa serve para arrumar cabo ou fio quase rompendo, um cabide quebrado, ou um tênis furado. Nada disso é problema para o Sugru.

Essa massa já chega a mais de 138 países e é puro sucesso. Ela se gruda e se adapta ao objeto. Depois é só deixar secar. Omelhor é que vira um sistema de proteção, graças à textura e resistência, já que é ao mesmo tempo dura e flexível.

A revista americana Time considera esta a melhor invenção desde a fita adesiva. A criadora do produto, a irlandesa Jane Ní Dhulchaointigh, levou meses de estudo e melhorias. Ela diz que tudo começou com um pensamento: “eu não quero comprar coisas novas o tempo todo. Eu quero consertar as coisas que eu já tenho, de forma a que isso funcione melhor para mim”.












Read more

Fita adesiva elegante

Olha que interessante: até mesmo o suporte da sua fita adesiva pode ficar elegante. A Black & Blum, fabricante de todos os tipos de coisas domésticas úteis, criou um dispensador de fita que é muito mais fácil de usar, podendo ser usado com apenas uma mão. O designer do dispensador é à base de ferro fundido. Graças ao seu design criativo em balanço, a fita se desenrola facilmente e pode ser cortada com um simples movimento.





Read more

Se aqueça nesse inverno

Read more

Psicologia as cores

Já ouviu falar nisso? Se não ouviu sobre a psicologia das cores, a gente te conta. Isso influencia muito em marcas, rótulos, nos produtos a serem desenvolvidos. Mas também conta muito dentro de casa. A utilização das cores nos ambientes influencia na vida de todos. Tons frios, como azul, verde e violeta ampliam. Já cores quentes, como o amarelo, vermelho e laranja tendem a diminuir os espaços.



O azul é um clássico nos quartos dos meninos. Está associado às sensações de relaxamento, alívio das tensões e a calma. Ideal para quartos de dormir, mas isso não é regra. Colocar o vermelho na cabeceira da cama é apropriado porque estimula e é excitante.

Em quartos de estudo ou ambientes onde é necessário aguçar a criatividade é legal o uso do amarelo.  Associado também a nobreza pela ligação com a cor do ouro, fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural.

A cor da juventude, da primavera, da fertilidade e do dinheiro. As tonalidades de verde estão ligadas à esperança de vida e de sorte. É calmo, equilibra as emoções e provoca a sensação de limpeza e frescor, podendo ser utilizado em ambientes como banheiros, cozinhas e quartos. As tonalidades escuras revelam um ambiente mais sofisticado.

Representa prosperidade, criatividade, equilíbrio. Nas cozinhas, o laranja entra forte para aguçar a fome e abrir o apetite. Combina com locais onde possuem madeira e couro. Utilizado também para amenizar a dificuldade de comunicação trazendo aconchego.


Branco é luz, pureza, bem estar, tranqüilidade de espírito, sensação de paz, limpeza e a união de todas as cores. Ambientes todos brancos passam uma idéia de amplitude, mas podem também se mostrar monótonos.  Utilizados tanto em locais pequenos como halls de entrada e corredores, como em grandes ambientes, destacam móveis de tons escuros e trazem uma neutralidade aos espaços.

A cor preta representa a modernidade, poder, sofisticação e elegância, mas deve ser utilizada levando em consideração à aplicação, como exemplo: tamanho dos objetos, e/ou ambientes, texturas, modo de aplicação. É a cor que menos reflete luz, sendo então utilizada para realçar as outras cores.

Uma dica bem legal para quem tem medo de errar na hora de escolher a cor do seu ambiente é sempre imaginar a função do local. Se é para relaxar, estudar, comer. Pense em quem irá usar o ambiente, a idade e o sexo.



Read more

O verde está no ar

Pintura do artista Oliver Jeffers

O verde tem todo o seu encanto, talvez, ainda mais nas estações frias do ano. A cor tem o poder de trazer a natureza para dentro de casa. De tranquilidade à sensação de frescor, o verde pode trazer muitos benefícios para a harmonia do lar, acredite. Inclusive, te deixa mais próximo à natureza.






E a dica prinipal: objetos Obispa Design
Cabide Obispa Design da coleção Arcobaleno.

Nas paredes também funciona muito.

MdeMulher
French by Design
Read more

Brasilidade da Bienal Ibero‐Americana de Design

Madri mostrou mais uma edição da Bienal Ibero‐Americana de Design (BID), exposição que acontece a cada dois anos na Espanha. Organizada pela DIMAD ‐ Associação Designers de Madri e pela Fundación Diseño Madrid.

Sob curadoria de Giovanni Vannucchi e Ruth Klotzel, a BID no Brasil teve mostra representativa de suas três edições (2008, 2010 e 2012) e exibiu uma seleção de peças apresentadas na capital espanhola, com 23 países participantes. A exposição no MCB apresentou 159 trabalhos representativos das principais categorias do design produzido nos últimos anos, com ênfase à participação do Brasil na edição 2012.

Foram exibidas 50 peças, 12 trabalhos digitais e 96 painéis, entre design gráfico, produtos, moda, têxtil, e design de interiores.

Projeto social do arquiteto Marcelo Rosenbaum “A gente transforma”, de valorização da cultura local por meio do artesanato no interior do Piauí, integra a mostra da Bienal Ibero-americana de Design (BID).


O Projeto Pauta M! constitui-se de tecido construído por fios cordonê e tecido tafetá sintético. A trama é estruturada com as peças recortadas que são termo-fixadas nos dois lados do tecido, o que possibilita obter a estrutura sem o uso da costura tradicional.

Cadeira infantil para crianças com necessidades especiais. Design brasileiro de produto, Ciranda, do Instituto Noisinho da Silva, Belo Horizonte.

Read more

Para levar o sol no pulso


Confira este relógio. É um projeto próprio que até mesmo o 007 adoraria ter. O relógio Solaris foi desenhado por Olivier Demangel para a empresa Tokyoflash para funcionar com energia solar. Ele ainda existe só em teoria, mas espere mais alguns anos e até mesmo você poderá usar este pedaço brilhante do sol no braço também.


Confira o vídeo também:

Olivier Demangel - futuristic watches - Solaris Series - 720p from Olivier Demangel on Vimeo.

Read more

Moda estrutural

Read more
 

Obispa Design Design by Insight © 2009