Varejo tem alta de 10,4% em janeiro

Móveis e eletrodomésticos estão entre os setores que mais cresceram, segundo IBGE

O IBGE divulgou recentemente a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). De acordo com o levantamento, as vendas do varejo brasileiro avançaram 10,4% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado. O setor também registrou o melhor índice desde julho de 2008. "O desempenho de janeiro reflete a melhoria das condições macroeconômicas do país depois do desaquecimento provocado pela crise financeira global no primeiro trimestre de 2009", comenta Luiz Goes, sócio-sênior e diretor da GS&ampMD - Gouvêa de Souza, consultoria especializada em varejo e distribuição.
Segundo análise da GS&ampMD, o resultado do varejo brasileiro em janeiro ficou muito acima do desempenho das principais economias do mundo. Nos Estados Unidos, as vendas do varejo cresceram 5,2% na comparação anual, enquanto nos países da Zona do Euro houve queda de 1,3% em relação a janeiro de 2009.
No Brasil, um dos segmentos com forte crescimento foi o de Móveis e eletrodomésticos, com alta de 17,7% na comparação anual. "A proximidade do fim da redução do IPI sem dúvida estimulou os consumidores a ir às compras para não perderem boas oportunidades", explica o consultor.
 

Obispa Design Design by Insight © 2009