Isenção do IPI para materiais de construção é prorrogada


Boa notícia para o setor da construção civil. Foi publicada na tarde desta terça-feira, 29, uma edição extraordinária do Diário Oficial da União, decretando a prorrogação da isenção do IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados – para os materiais de construção até 31 de dezembro. O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia feito o anúncio da medida no mês de abril, mas agora o benefício é oficial.
Para atender a demanda dos representantes do segmento o governo considerou um estudo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas sobre os reflexos da redução de IPI na cadeia produtiva do setor. Segundo o documento, estima-se que a redução total do IPI sobre materiais de construção daria origem, por si só, a uma elevação de 1,34% do PIB brasileiro e a uma expansão de 1,27% do nível de emprego durante o período de 24 meses. O estudo também estima que a iniciativa teria a capacidade de retirar 211 mil famílias por ano do déficit habitacional brasileiro.

Entre os produtos contemplados pela isenção estão cimentos, tintas, vernizes, banheiras, boxes para chuveiro, pias, lavatórios, dobradiças, ladrilhos, e chuveiros elétricos, além de diversos outros componentes responsáveis por onerar o valor total de uma construção.
 

Obispa Design Design by Insight © 2009