Este mês de novembro está marcado pelo otimismo da indústria de materiais de construção quanto ao fechamento das vendas de novembro no mercado interno. Isto porque o índice aumentou neste mês ante o anterior, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat).
O índice das empresas que mantêm expectativas positivas quanto à venda de materiais de construção neste mês é de 69%, segundo a avaliação. Já 24% das empresas consultadas acreditam que os resultados obtidos serão regulares e 7% delas mantêm uma expectativa pessimista do mercado.
Referente às vendas ao mercado externo, as expectativas regulares somam 25% e o índice de pessimismo fica em 33%. Uma parcela de 42% dos empresários ouvidos está otimista para as vendas de novembro. Em relação a dezembro, as projeções para as vendas do mercado interno são otimistas em 54% dos casos. As perspectivas regulares aumentaram para 36% e as negativas para 10%.
Investimentos
Além das expectativas positivas em relação às vendas, as empresas se mostram mais confiantes quanto aos investimentos no setor. De acordo com o levantamento, 44% delas afirmaram ter boas expectativas em relação às ações do governo para o segmento da construção civil nos próximos 12 meses: a alta foi de 6 pontos percentuais na comparação com o mês anterior. Em outubro, o índice era de 38%.
Fonte: Infomoney