Mobiliário com tendência estética “Recorte e Cole”

Questionar a aplicação de materiais e processos de fabricação faz parte da rotina do designer, principalmente quando o assunto é mobiliário e decoração. Afinal, é preciso buscar qualidade máxima aliada à estética, mas nem sempre a ideia inicial preenche tais requisitos. Uma das saídas é combinar materiais diferentes e explorar o potencial de cada um deles, o que às vezes pode gerar formas inusitadas e lúdicas.

Alguns designers gostam tanto desse conceito que, para eles, a mistura passou de ocasional a obrigatória, permeando seus trabalhos. O resultado surpreende pela criatividade. Formatos simples ganham detalhes que roubam a cena, móveis são construídos a partir de peças reutilizadas, e texturas e cores contrastam e se completam, mostrando que a decoração realmente não segue fórmulas. Quer dizer, decoração e criatividade não seguem fórmulas. Portanto, vale aplicar a ideia deste conceito e ousar também nas composições de metais.

Achados do lixo
A britânica Karen Ryan interessou-se por reutilizar partes de móveis achadas no lixo desde que se formou, em 2001. Desde então, vem criando peças cheias de personalidade, exclusivas e com custo baixíssimo. Aqui, dois exemplos de cadeiras fabricadas por ela, misturando estilos e cores que geralmente não são vistos juntos.


Fratura
Impressão em 3D pode ser a solução para aquele móvel quebrado. O americano Kevin Byrd desenvolveu a mesa Femur, utilizando essa tecnologia para um dos pés, mas a ideia é que qualquer um possa consertar seus próprios móveis.


Encanamento
As peças de porcelana de Ornella Stocco foram inspiradas nas tubulações de água e servem para conectar pedaços de madeira de diferentes tamanhos. Dessa forma, é possível criar uma coleção de produtos a partir de poucos componentes.


Madeira com metal
Desenvolvida pelo estúdio de design californiano Curtis Popp, a mesinha Soft une em uma só peça dois dos materiais mais populares na produção de mobiliário: madeira e metal. Enquanto a madeira mantém seu aspecto natural, os pés metálicos são pintados em tons vibrantes, garantindo um aspecto lúdico.


Continuação natural
Linha de mesa e cadeiras Tabbed, do estúdio londrino Scott, Richard and Victoria. O Tabbed tem design minimalista, com linhas contínuas, apenas interrompidas devido à combinação clássica de madeira e metal.


Fonte: http://casavogue.globo.com/design/estetica-recorte-e-cole-chega-ao-mobiliario/
 

Obispa Design Design by Insight © 2009