Diferenciada pela vanguarda e reconhecida pelo design de seus produtos, a Obispa consolida sua posição de referência no segmento de metais para decoração ao emplacar mais um sucesso no mercado. Desta vez, o destaque é a nova coleção Vice-Versa de puxadores para portas. A diferenciação começa já pelo nome manilhões, termo de uso particular da Obispa para caracterizar essa linha de acessórios. São produtos cuja proposta quebra paradigmas com um sistema que traz o casamento dos conceitos de maçaneta e de puxadores para portas. O resultado é uma leitura completamente renovada e inédita. Os três modelos, Verso, Otto e Essence, são patenteados pela Obispa e têm encantado o mercado pelo apelo da exclusividade – argumento que vem garantido à empresa posição de destaque enquanto fornecedora para a indústria moveleira em seus mais de 20 anos de atuação. Clientes e especificadores já estão recebendo os novos materiais e conferindo às novidades o respaldo dos números positivos nas vendas. A boa aceitação impressiona e tem permitido à Obispa projetar incremento de 15% nos negócios em função dos lançamentos no decorrer dos próximos meses.
Conheça os produtos
O puxador para portas Verso – que compõe a nova coleção Vice-Versa – nasce através da observação de uma necessidade do mercado. Oferecer alças que integrem os mecanismos de acionamento da porta junto ao desenho da peça. O produto desenvolvido a partir de um criterioso estudo no Estúdio Obispa chega para quebrar a estagnação dos modelos ofertados no mercado atual. Fácil de montar e com mecanismos simples para instalação, o manilhão Verso comporta uma gama de máquinas tanto externas como internas sem descartar a opção de ser instalado sem o uso de maquinário.
O maior evento nas áreas de Arquitetura e Construção Sustentável do Brasil está marcado para o início do mês de dezembro. É quando São Paulo sedia o Fórum Internacional EcoTech 2010, organizado pela Academia de Engenharia e Arquitetura (AEA) e pela Arqpress. O encontro promete dar continuidade ao grau de excelência dos debates, troca de experiências e geração de conhecimento das quatro edições anteriores.
Tendo como tema os “Desafios e Tendências para uma Arquitetura Sustentável: Materiais e Energia”, o EcoTech 2010 está estruturado em três sessões de debate. Os temas abordados serão “Energia”, “Materiais” e “Projeto Integrado”. Também estão programados dois workshops, focados em “Energia” e “Materiais”.
Já estão confirmadas as presenças de grandes expoentes da arquitetura internacional, como Blaine Brownell (da empresa Transmaterial, dos Estados Unidos), Bill Dunster (da Bedzed, Inglaterra) e Marc Hole (da EM2N, Suíça), além de importantes nomes do cenário brasileiro. Os debates terão a participação de profissionais do meio e representantes de organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor.
Haverá ainda uma programação chamada “Arquitetura in Loco – Green Buildings em São Paulo”, com visitas programadas a alguns edifícios da cidade que já empregam conceitos de Sustentabilidade, como o Novo Pavilhão Hospital Israelita Albert Eintein (Pavilhão Vick e Joseph Safra). Mais informações e inscrições podem ser obtidas no endereço http://www.forumecotech.com.br/. As vagas são limitadas.
5° Fórum Internacional EcoTech – Arquitetura e Construção SustentávelData: 2 e 3 de dezembro de 2010Local: NOVOTEL Jaraguá SP Conventions - (Rua Martins Fontes, nº 71- Centro, São Paulo/SP)
Com o respaldo da grife Louis Vuitton e a programação de novos envios para a grife, a Obispa projeta um crescimento na faixa de 20% para o segmento de metais para moda.
Reconhecimento e confraternização foram os elementos que marcaram a passagem das duas décadas da trajetória de qualidade e bom atendimento de um dos principais parceiros da Obispa Design. A loja O Bicho Carpinteiro, localizada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, comemorou o aniversário com uma grande festa para cerca de 800 convidados no Salão Napoli do Restaurante Madalosso, na capital paranaense.A Obispa Design tem orgulho de participar desta história. O feito foi notícia nos principais jornais do Paraná. Confira:
Gazeta do Povo - Reinaldo Bessa – 08/10/10
A noite da terça-feira, 28, foi de festa para a Obispa Design. A excelência do trabalho desenvolvido permanentemente rendeu à empresa o reconhecimento do meio empresarial de Bento Gonçalves. A metalúrgica recebeu, nas dependências do Clube Aliança, o troféu Mérito Empresarial Simmme 2010 na categoria empresa. A outorga é uma homenagem prestada pelo sindicato patronal do setor àqueles que foram destaque pelo empreendedorismo no exercício de suas atividades.
“A Obispa Design vem consolidando sua posição enquanto sinônimo de vanguarda no segmento de metais para moda e decoração. Para nós é um orgulho enorme receber esse prêmio e dividi-lo com toda a equipe”, salientou o diretor da Obispa, Ilario Cruz de Oliveira. A solenidade de entrega contou com a presença de colaboradores da empresa.
Na oportunidade, Higino Bitarello, da Monofrio, foi agraciado com a premiação do Mérito Empresarial na categoria empresário e Juarez Piva foi reempossado presidente do Simmme junto com a sua diretoria.
A lista das 500 maiores empresas da região sul do Brasil que serve como ferramenta de consulta para empresários e executivos chega a sua 20ª edição. A análise dos balanços publicados em 2009 manteve o Grupo Gerdau na liderança isolada do ranking, conforme o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), um indicador exclusivo para aferir a força das empresas – e que combina patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro (10%).
Na segunda colocação, uma novidade: a BRF Brasil Foods, cujo VPG contabilizou a soma dos resultados de Sadia e Perdigão, nomes que tradicionalmente já se destacavam no especial feito por AMANHÃ e PwC. Em seguida, aparecem Vivo, HSBC, Bunge e Copel.
Entre as novidades desta edição está um encarte resumido em inglês, uma retrospectiva dos 20 anos de Grandes e um ranking complementar com as 500 companhias “emergentes do sul”, perfazendo as 1000 maiores da região.
Confira abaixo a lista das 20 maiores empresas do sul do Brasil:
1. Grupo Gerdau
2. BRF Brasil Foods
3. Vivo
4. HSBC
5. Bunge
6. Copel
7. Refap
8. CEEE
9. Tractebel
10. Banrisul
11. Weg
12. Celesc
13. ALL
14. Renault
15. Coamo
16. Klabin
17. Itaipu
18. Sicredi
19. GVT
20. Kraft Foods
As ecobags parecem ter vindo para ficar e, cada dia mais, as pessoas trocam os sacos plásticos por sacolas reaproveitáveis. O problema é que muita gente reaproveita o saco do supermercado nas lixeiras de casa. Aí surge o dilema: o que pode ser usado para substituir as sacolinhas ou os sacos de lixo plásticos?
A solução está nas folhas de jornal. Ensinamos aqui um passo a passo para fazer um saquinho de jornal a partir de uma dobradura de origami.
Segundo Martha Maria Lopes Pontes, dona da ideia, o processo é rápido e fácil, além de poder ser feito em apenas 20 segundos e utilizar apenas jornal velho. O copinho pode ser feito com apenas uma folha de jornal ou outro tipo de papel, mas a artesã aconselha usar mais de uma para deixá-lo mais resistente.
Mãos à obra:
1. Faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca, e assim terá um quadrado;
2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo;
3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda;
4. Vire a dobradura e, novamente, dobre a ponta da direita até a lateral esquerda;
5. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro;
6. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação;
7. Abra a parte de cima e você verá o saquinho pronto!
8. Agora é só encaixar dentro do seu cesto de lixo e abandonar de vez o saco plástico
Os internautas já podem conhecer toda a beleza e funcionalidade dos novos puxadores Obispa. As recém lançadas coleções Vice-Versa e Infinity, marcadas pela exclusividade e design usuais e surpreendendo pela vanguarda e inovação, são apresentadas em imagens e especificações técnicas ao acessar o site da Obispa Design: http://www.obispa.com.br/
Navegando pela página especial de abertura, no ar a partir dessa semana, é possível conferir os desenhos técnicos em alta resolução, conferir medidas e saber as dimensões e a furação de cada produto. Os exclusivos manilhões Otto, Verso e Essence funcionam como maçanetas em uma solução inteligente e estética da coleção Vice-Versa Obispa Design.
Para os móveis, a coleção Infinity traz puxadores exclusivos com sistemas de encaixe que possibilita variações na extensão em duas opções de peças: Lego, com linhas retas, e Compose, de visual curvado e orgânico. Acesse e confira: http://www.obispa.com.br
O trabalho de excelência permanentemente desenvolvido pela Obispa Design rendeu o reconhecimento do meio empresarial em Bento Gonçalves. A metalúrgica foi a eleita para receber o troféu Mérito Empresarial Simmme em 2010. A outorga é uma homenagem prestada pelo sindicato patronal do setor metalmecânico àqueles que foram destaque pelo empreendedorismo no exercício de suas atividades.
A escolha dos contemplados é resultado da análise das indicações feitas pelos próprios associados à entidade, tendo entre os critérios o desempenho das empresas, seus progressos em tecnologia, inovação nos projetos e contribuições para o desenvolvimento sócio-econômico.
Com quase 25 anos de tradição no desenvolvimento de metais para moda e decoração, a Obispa Design vem consolidando sua posição enquanto sinônimo de vanguarda no segmento.
"É uma imensa satisfação ver a dedicação da empresa em direcionar esforços para vencer os desafios do mercado sendo recompensada dessa forma. Toda a equipe da Obispa está muito orgulhosa com mais essa conquista”, diz o diretor Ilario Cruz de Oliveira. Os bons resultados continuamente obtidos pelas Obispa são consequência da aposta em investir na diferenciação de seus produtos, processos e serviços. Sempre à frente das tendências, a marca surpreende o mercado com o lançamento periódico de coleções de acessórios distintas pelo pioneirismo e inovação.
A solenidade de entrega está agendada para o dia 28 de setembro, quando também ocorrem a premiação do Mérito Empresarial na categoria empresário, neste ano oferecido a Higino Bitarello, da Monofrio, e a posse da nova diretoria do Simmme. Na oportunidade, o atual presidente da entidade, Juarez José Piva, será reempossado para sua segunda gestão.
Confira algumas dicas para que seu puxador Obispa se mantenha sempre bonito.
• Não deixar o puxador cair ou bater um no outro.
• No momento da compra, prefira embalagens individuais, pois evitam o acúmulo de unidade.
• Mantenha os puxadores sempre em locais secos e protegidos do sol.
• Não coloque pesos excessivos sobre os puxadores.
Na instalação:
• Seguir o manual, utilizar os parafusos ou colas que acompanham o produto ou indicados para ele.
• Verificar comprimento do parafuso para ter uma aplicação adequada no móvel
• Deve-se evitar materiais que possam riscar a superfície do puxador e produtos de limpeza abrasivos e solventes, como álcool e limpadores. Orientar bem os montadores a manter os puxadores longe das ferragens, evitando, assim, riscos ou danos ao acabamento superficial do produto.
• Fixá-los por último, utilizando torque da parafusadeira menor do que o utilizado na montagem dos móveis.
• Estar atento à furação para que a rosca não espane.
• Cuidado com o alinhamento incorreto, fora do centro ou tornos. Ter paciência na hora de marcar os furos, com a ajuda de uma régua.
• Para manutenção, use flanela nova seca ou levemente umedecida em água. Nunca aplique qualquer produto de limpeza. Evite material abrasivo, como esponjas de aço.
Com informações compiladas pela revista Móbile Sob Medida
Com a assinatura exclusiva da Obispa Design, chega ao mercado uma nova concepção em puxadores para portas: a coleção Vice-Versa. São três produtos cuja proposta quebra paradigmas com um sistema que traz o casamento dos conceitos de maçaneta e de manilhão.
O resultado é uma leitura completamente renovada e inédita. Os três modelos – Verso, Otto e Essence – são patenteados pela Obispa. Conheça, nesta edição, o primeiro deles:
Verso
Um produto que se diferencia dos demais
O Manilhão Verso nasce através da observação de uma necessidade do mercado. Oferecer alças que integrem os mecanismos de acionamento da porta junto ao desenho da peça. O produto desenvolvido a partir de um criterioso estudo no Estúdio Obispa chega para quebrar a estagnação dos modelos ofertados no mercado atual.
Fácil de montar e com mecanismos simples para instalação, o Manilhão Verso comporta uma gama de máquinas tanto externas como internas sem descartar a opção de não instalar com o uso de maquinário. A peça pode ser utilizada como alça simples (AS) e alça dupla (AD).
Medidas: Furação 580mm. Dimensões externas: 43x600x44mm
Na Obispa Design, o companheiro de todas as horas, que não mede esforços para estar presente e ver a alegria no rosto dos filhos foi homenageado pelo seu dia. No domingo, dia 08, todos vão querer estar junto dos filhos, mas nesta sexta-feira o momento foi de confraternização entre os colegas de empresa. O diretor Ilario Cruz de Oliveira esteve no refeitório da Obispa lembrando a importância da data e presenteando os papais da Obispa com um exclusivo acessório para carregar no carro e transmitir aos rebentos valores de responsabilidade ambiental e cidadania.
Parabéns, papais!
Um encontro para evidenciar a vanguarda que acompanha o desenvolvimento de produtos na Obispa Design e os investimentos permanentemente feitos para surpreender o mercado. Assim foi a reunião comercial que a empresa realizou em São Paulo, durante a Formóbile 2010.
Direção, equipe de vendas e profissionais da área do design estiveram juntos para conhecer a nova coleção de puxadores para portas. A diferenciação começa já pelo nome manilhões, termo de uso exclusivo da Obispa para caracterizar essa linha de acessórios. São três modelos patenteados cujo principal apelo de mercado é a exclusividade – argumento que tem garantido à Obispa bons negócios enquanto fornecedora para a indústria moveleira. Outra novidade exibida foi a linha de puxadores extensíveis.
A premier dos produtos, feita à equipe de vendas durante o encontro nacional, agradou. As novidades apresentadas receberam aprovação total dos representantes, enfáticos ao ressaltar a importância de investir em produtos com diferencial e DNA próprio. Essa estratégia tem rendido a Obispa bons resultados nos negócios, na avaliação do diretor Ilario Cruz de Oliveira. “No decorrer dos últimos cinco anos, temos trabalhado com foco nos investimentos em busca de conquistas específicas. Queremos atender o mercado com um mix de produtos que são referência e estamos nos especializando nisso. Inovação e design são e continuarão marcando nossos diferenciais”, afirmou.
Comunicação ao Mercado
Além da apresentação dos lançamentos, o encontro também foi oportunidade de inteirar a equipe comercial sobre as ações de comunicação preparadas para a divulgação dos novos produtos. Materiais promocionais e ações de marketing reforçam o suporte que a empresa oferece ao time de representantes para a prospecção de boas parcerias no ponto de venda. Folders e o vídeo institucional, renovado e com a inclusão de um capítulo com treinamento técnico, foram destaques.
Já a partir do mês de agosto, clientes e especificadores passam a receber os novos materiais da empresa e conhecer as novidades. Depois, o próximo passo é conferir o incremento de 15% esperado nos negócios de metais para decoração com o lançamento dos produtos.
As tendências para as bolsas do Inverno 2010 seguem várias inspirações. Variam desde grandes e clássicas às menores, usadas para festa e em estilos extravagantes. A grande tendência para as bolsas são ornamentos, principalmente com pedras e materiais naturais, além da decoração com influência da arte Deco. Com texturas diversificadas, misturam-se materiais e formas geométricas.
Uma vertente que inspira as bolsas inverno 2010 é a Circense (Circus). Influencia os modelos com estilos engraçados e surpreendentes. Com detalhes inusitados e estampas cômicas, recebem formatos imagináveis, em um estilo surrealista e teatral.
Outra forte inspiração são as referências étnicas, que envolve bolsas artesanais, com bordados étnicos, estampas leves e florais ou desenhos de cenas naturais, inspirados na tipografia.
A referência aos anos 80 também é revelada nos acessórios. Para a noite, as bolsas seguem tendências luxuosas: em tecidos nobres e couro metalizado. As cores metálicas ganham evidencia, principalmente os tons ouro e bronze.
A paleta de cores inclui tons escuros e sóbrios em alguns modelos e cores vibrantes, brilhantes
No embalo da enxurrada de novidades que deságuam no meio moveleiro a partir de agosto, em decorrência de encontros como a Formóbile, por exemplo, a Obispa Design prepara o lançamento de produtos destinados à categoria dos itens de vanguarda.
A menina dos olhos do segundo semestre é a nova coleção de puxadores para portas. A diferenciação começa já pelo nome manilhões, termo de uso exclusivo da Obispa para caracterizar essa linha de acessórios. São três modelos patenteados cujo principal apelo de mercado é a exclusividade – argumento que tem garantido à Obispa bons negócios enquanto fornecedora para a indústria moveleira.
A premier dos produtos será feita à equipe de vendas ainda no fim de julho, durante encontro nacional, em São Paulo. Em agosto, é a vez de clientes e especificadores receberam os novos materiais da empresa e conhecerem as novidades. Depois, o próximo passo é conferir o incremento de 15% esperado nos negócios de metais para decoração com o lançamento dos produtos.
Na abertura dos trabalhos, uma palestra ministrada pela Liga de Combate ao Câncer mostrou os diferentes tipos da enfermidade e a importância do diagnóstico precoce para aumentar a eficácia do tratamento. Também estiveram na pauta as doenças sexualmente transmissíveis, com dicas e orientações preventivas, fornecidas pela Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves. A questão da segurança no trabalho foi reforçada junto aos colaboradores com a troca de informações sobre o uso de EPI’.
Já os cuidados com o bem estar apareceram com recomendações práticas em uma palestra sobre alimentação saudável, com o apoio do Hospital Tacchini. Outro destaque foi a apresentação da peça teatral Nunca é Tarde Para ser Feliz. Em cena, tópicos sobre a conscientização e responsabilidade individual com o meio ambiente e sua co-relação com a qualidade de vida.
Pela combinação entre a boa mobilização e a satisfação dos colaboradores participantes, a Sipat 2010 teve avaliação muito positiva, conforme a presidente da CIPA, Delci Casagrande. “Os bons resultados que obtivemos esse ano são frutos de um trabalho de longo prazo que vem sendo realizado pela empresa. Essa política gera uma equipe muito mais conscientizada e atenta a questões como segurança e qualidade de vida, e consequentemente mais atuante em prol do bem estar coletivo”, afirma.
Acessórios são itens indispensáveis no guarda-roupa da mulher contemporânea. São eles que fazem a diferença nas produções. Mais em alta do que nunca, cintos, lenços e laços vêm ganhando, gradualmente, mais importância na hora de montar um look que se destaque entre os demais.
Neste inverno, os cintos conquistaram um espaço ainda maior no guarda-roupa. Durante as principais semanas de moda internacionais, os modelos mais finos dominaram as passarelas, mas os mais largos também tiveram seu espaço, passando pelos médios e chegando aos mais ousados.
Muitos formatos foram reelaborados e formas que até ontem estavam ultrapassadas voltaram com força total. Vale tudo, apliques, couros diferenciados, correntaria. Usar mais de um cinto numa mesma produção, inclusive, parece ter sido uma tendência bem aceita também fora das passarelas.
Consumir de forma consciente é sinônimo de atuação ambientalmente responsável. E o melhor, além da certeza de estar contribuindo para um mundo melhor, reduzir o consumo significa economia no bolso.
Para conseguir essa proeza a dia é não tratar a conta de energia elétrica diferentemente daquela para ir ao supermercado, da escola ou dos gastos com o carro. Tudo precisa ser controlado para o orçamento familiar esteja saudável.
Que tal começar aprendendo a calcular o consumo de energia elétrica da sua família? Basicamente, são quatro passos:
1. Pegue a potência de um aparelho elétrico (o número, em watts, vem escrito no próprio aparelho ou no manual)
2. Divida essa potência por 1.000
3. Multiplique pelo tempo em que o aparelho ficou ligado.
4. Por fim, multiplique pelo custo do kWh de sua concessionária de energia (a conta de luz traz o valor do kWh - kilowatt/hora).
A fórmula é a seguinte: P (potência) dividido por 1.000 vezes T (tempo). O resultado deverá ser multiplicado pelo valor do kWh.
Quer um exemplo? O chuveiro elétrico. Uma média de potência é 5.000 watts. No caso de um banho de 20 minutos, a conta será: P (5.000 dividido por 1.000 = 5) multiplicado por T (tempo, que foi 20 minutos por dia x 30 dias = 600 minutos, ou 10 horas). Então, basta multiplicar 5 por 10 horas = 50. Aí multiplique pelo valor do kWh de sua conta (exemplo, R$ 0,30). Só com o banho o gasto será de R$ 15 por mês.
Pense numa casa de quatro pessoas. A conta pula para R$ 60 reais apenas com o chuveiro (fora os impostos que são cobrados em cima do valor da conta). Assim, se o banho for cortado para 10 minutos por dia, uma casa de quatro pessoas deixará de gastar R$ 360 por ano apenas no banho. Dá para economizar em todo o resto. Você lucra e o planeta ganha também
Na sexta-feira, 25 de junho, a empresa ganhou ares de arraial com a animação e a caracterização de quem esteve presente. Mais de 30 colaboradores participaram de brincadeiras com premiações e dançaram a quadrilha.
Não é à toa que a sabedoria popular reza que a união faz a força. Na Obispa, acreditamos que a junção de grandes talentos é que faz uma empresa forte, responsável e que só cresce.
Um exemplo disso é o reconhecimento dos profissionais que aqui trabalham não apenas no mundo corporativo, mas também na área científica. A gerente de recursos humanos e qualidade, Delci Fátima Meneghetti Casagrande, mestre em Qualidade Ambiental pela Feevale, teve um artigo aceito para publicação na revista REM – Revista Escola de Minas, com base no Scielo – Scientific Electronic Library Online.
O Scielo é uma biblioteca eletrônica desenvolvida pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, em parceira com o Bireme – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Uma prévia pode ser conferida no seguinte endereço: http://submission.scielo.br/index.php/rem/index
Para atender a demanda dos representantes do segmento o governo considerou um estudo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas sobre os reflexos da redução de IPI na cadeia produtiva do setor. Segundo o documento, estima-se que a redução total do IPI sobre materiais de construção daria origem, por si só, a uma elevação de 1,34% do PIB brasileiro e a uma expansão de 1,27% do nível de emprego durante o período de 24 meses. O estudo também estima que a iniciativa teria a capacidade de retirar 211 mil famílias por ano do déficit habitacional brasileiro.
Entre os produtos contemplados pela isenção estão cimentos, tintas, vernizes, banheiras, boxes para chuveiro, pias, lavatórios, dobradiças, ladrilhos, e chuveiros elétricos, além de diversos outros componentes responsáveis por onerar o valor total de uma construção.
Além dos materiais com cunho comercial, outros, na linha institucional, reforçam as políticas de atuação da empresa. A questão da sustentabilidade, por exemplo, ganha tratamento diferenciado em uma peça que afirma o compromisso com o verde. Na criação, fica evidente como a responsabilidade ambiental e o cuidado com a natureza fazem parte de cada processo inerente à atuação da Obispa. A partir de julho, os novos anúncios, com a assinatura da agência Quadrante Sul, já poderão ser conferidos na mídia.
Mais novidades visuais estão programadas com a parceria firmada entre a empresa e o fotógrafo Guilherme Jordani. Os cliques diferenciados do profissional vão renovar o banco de imagens institucionais: da estrutura, do parque fabril, processos produtivos. A seleção fotográfica será utilizada em materiais de apresentação e divulgação. A promoção da marca também recebe o reforço da nova produção audiovisual da Obispa. Em fase de finalização, o vídeo foi concebido para desempenhar o papel de ferramenta de apoio para a equipe comercial – mais um instrumento para prospectar bons negócios. Dividido em três momentos, contempla o resgate histórico da empresa; um treinamento técnico que mostra o passo-a-passo do desenvolvimento das peças no parque fabril e, por fim, a diferenciação conceitual dos produtos no portfólio da marca. O lançamento está previsto para o mês de julho, em uma ação específica para o grupo de representantes comerciais.
O ponto alto da São Paulo Fashion Week, encerrada nesta segunda-feira, 14, talvez tenha sido a volta de Gisele Bündchen, que desde o nascimento do filho Benjamin, em março, estava afastada das passarelas em todo o mundo. Ela causou tumulto no evento antes de se apresentar pela Colcci, em um desfile que começou com atraso de quase uma hora. A model encontrou na passarela primeiro usando um conjunto de top e calça justa com estampa tropical; a segunda, com um look preto e branco listado, e a terceira, com um vestidinho micro petit pois branco.
Mas nem só de Gisele viveu a semana de moda paulista. Responsável pela abertura do último dia da 29ª São Paulo Fashion Week, Gloria Coelho colocou na passarela as duas tendências que mais se destacaram nesta temporada: o brilho e a transparência. Em vestidos curtos e finos, com as partes íntimas cobertas por faixas douradas ou prateadas, as modelos apresentaram um verão luxuoso e confortável.
No desfile seguinte, Alexandre Herchcovitch mostrou sua coleção masculina e não poupou os figurinos dos rapazes de muito dourado – da cabeça aos pés. Inspirado no filme “Laranja Mecânica”, o estilista complementou os looks com tradicionais chapéus coco e sandálias franciscanas incrementados por detalhes brilhantes. O romantismo de sempre marcou os vestidos de Ronaldo Fraga, que optou pela transparência para colocar um detalhe revelador em cada peça.
O paraense André Lima foi o encarregado, mais uma vez, de encerar a edição da São Paulo Fashion Week e não se intimidou: preparou um verdadeiro desfile-show, fechando com chave de ouro e prata - as cores de seu brilhoso primeiro look - a maior semana de moda da América Latina. Usando o corpo feminino como base para, sobre ele, criar novas estruturas anatômicas através da escolha e tratamento de tecidos com seus cortes, estampas e volumes, o estilista criou 21 vestidos curtos e longos, que transitam entre o luxo absoluto e certo bom humor, numa coleção que poderia ser mostrada, com ousadia, em um desfile de alta-costura.
Para poder concorrer é preciso que os projetos tenham iniciado até 31 de março de 2010. As inscrições podem ser realizadas em seis categorias (confira abaixo) até o dia 12 de julho pelo site http://www.varejosustentavel.com.br/.
Entre os dias 27 de maio a 1º de junho realizou-se no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, a 17º edição do Fashion Rio. O tema desta temporada fashion foi "360º Cidade em Movimento", inspirado na capital carioca.
Uma das marcas destaque do primeiro dia foi a Salinas, que apresentou um desfile-show que divertiu a plateia e reforçou a ideia de sua moda praia que quebra a sensualidade com o bom humor. Walter Rodrigues, Nica Kessler, Mara Mac, R. Groove e Acquastudio também estiveram na passarela na abertura do evento.
Na sexta-feira, 28 de maio, foi a vez de Redley, Claudia Simões, Totem, Graça Ottoni e Lenny. Essa última utilizou as areias do deserto e levou materiais nobres e inusitados para a praia. A coleção em tons terrosos, ora puxados para o dourado, ora para o esverdeado, tinha também momentos de azulados puxados para o cinza e para o azul céu em maiôs e biquínis com parte de cima com tecido mole, recortes vazados feitos de amarrações.
No sábado, Cantão, Printing, Maria Bonita Extra, Ausländer e Alessa exibiram suas coleções. Com um apelo bem verde em um cenário decorado com plantas naturais, a marca romântica Maria Bonita Extra trouxe laços, babados e mangas bufantes de maneira diferente e mais sutil. A coleção oscilou entre micro comprimentos de versões arrumadas de shorts de corrida e hot pants usados com partes de cima mais estruturadas e vestidões soltos e longos, os mais comuns do Verão 2011 criado pela marca.
O domingo, 30 de maio, teve grandes marcas: Blue Man, Filhas de Gaia, Cavendish, Melk Z-da, OEstúdio e TNG. No desfile desta última, dizem que a beleza de Carolina Dieckman roubou a cena. O que sobrou foram os jeans. De cintura alta para mulheres e lavagem azul bem clarinho e barra curta para ambos os gêneros.
A segunda-feira, 31, penúltimo dia de Fashion Rio, foi marcada pelos desfiles da Giulia Borges, Patachou, British Colony, Juliana Jabour, Carlos Tufvesson e Espaço Fashion. Nesta terça-feira, a partir das 16h, apresentam-se no território da moda carioca Triya, Lucas Nascimento, Andrea Marques, Têca, New Order, e Isabela Capeto.
O calendário das semanas de moda brasileiras foi adiantado por causa da Copa do Mundo, que começa no dia 11 de junho. Uma semana após o fim da Fashion Rio, é a vez de São Paulo receber estilistas e fashionistas de todo o Brasil.
O talento do fotógrafo caxiense Guilherme Jordani vem conquistando novos adeptos pela Serra gaúcha. Dessa vez, quem aposta nos cliques diferenciados do profissional é a Obispa Design, de Bento Gonçalves. A empresa firmou parceria para renovar o banco de imagens institucionais – da estrutura, do parque fabril, processos produtivos – utilizadas em materiais de apresentação e divulgação.
Também serão da autoria de Jordani as imagens artísticas que vão ilustrar a nova campanha publicitária dos metais para decoração assinados pela grife. Os anúncios vêm com a assinatura de outros profissionais caxienses, da agência Quadrante Sul. A aguardar para o segundo semestre.
Nada como estar na moda por uma boa causa. Isso agora é totalmente possível e já virou tendência no exterior. A ideia de utilizar acessórios criativos e roupas supermodernas e com materiais alternativos, repletas do melhor da tecnologia em tecelagem e produção, aos poucos, também está chegando ao Brasil.
A preocupação com o meio ambiente é algo a ser levado a sério e, sobretudo com muito respeito. Cada um deve fazer a sua parte e evitar o desperdício, o desmatamento e a produção de lixo. E agora, com a aproximação do Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, ainda é possível ter mais uma boa desculpa para fazer compras. E aí, precisando de um jeans? Ou quem sabe uma bolsinha? Essa da foto é toda feita com garrafas pet e pode substituir as sacolas plásticas na hora das compras no supermercado.
O setor industrial talvez tenha sido o que mais sofreu com a crise econômica mundial entre 2008 e 2009. Passados os momentos difíceis, a fabricação de produtos parece ser o segmento que mais avança na economia. De acordo com dados divulgados pelo Jornal do Comércio nesta terça-feira, 25, Dia Nacional da Indústria, a produção industrial do Brasil acumulou um crescimento de 18,1% no primeiro trimestre do ano. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Rio Grande do Sul acompanha a média nacional com um avanço de 16,2%. O Ìndice de Desempenho Industrial (IDI) também reflete o bom momento nas indústrias gaúchas, com uma alta acumulada de 8,6%. O índice é formado a partir de indicadores medidos pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs): compras, horas trabalhadas, faturamento, emprego, salários e utilização da capacidade instalada.
Motivados pela disputa da premiação – um cheque no valor de mil reais – os participantes esbanjaram determinação para cumprir as provas de força, resistência e concentração. Corrida de revezamento, jogos de arremesso e carrinho de mão exigiram a demonstração de todas as habilidades dos competidores. Nos testes escritos, levou a melhor quem estava em dia com os conhecimentos gerais. Até a sorte ajudou a definir o resultado, com jogos de dados e a brincadeira do palitinho. Ao fim da maratona de atividades, a contagem dos pontos rendeu a Obispa o troféu de vencedora.
“Foi uma alegria muito grande o resultado conquistado pela equipe nessa edição. Sempre participamos da Gincana pela oportunidade de integração e valorização do espírito coletivo que ela oferece, e a vitória é um fator extra de motivação para todos”, diz a líder do grupo, Vanessa Gonçalves. Também fizeram parte da equipe vitoriosa Sandra Parizzi Gomes, Everson Camargo, Carla Tomasin, Graziela Rostirolla, Jaci Martins, Alexandre Barros, Patrícia da Silva, Darli Borges, Fernandes Oliveira, Renato Miranda, Franciele Felix, Maira da Silva, Juarez Rodrigues e Márcio Pimentel. Parte do prêmio já tem destino certo: um encontro de confraternização para comemorar a conquista.
Os profissionais foram recepcionados pelo diretor Ilario Cruz de Oliveira e sua equipe no turno da tarde. Pela manhã, eles estiveram visitando a fábrica da Dell Anno, em Bento Gonçalves.